Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias
Estreia Teatro Cacilda Becker julho de 2009.
São Bernardo do Campo - São Paulo


 

As filhas de Bernarda é um trabalho de dança contemporânea que se inspira livremente no universo criado por Federico Garcia Lorca em seu texto A casa de Bernarda Alba.

No trabalho, Lorca retrata a rotina familiar vivida após a morte do pai. Dentro da casa, se desenrola a história trágica de uma família composta por uma mãe viúva, controladora e austera, e de suas cinco filhas. Elas são obrigadas a viver enclausuradas, sob repressão e controle total.

A filha mais velha, Angústias, está prometida em casamento a Pepe Romano. Porém o último encontra-se frequentemente e às escondidas com a irmã mais nova, Adela. A peça desenvolve-se no decorrer dos preparativos do enxoval de Angústias, entre as confidências, tristeza, inveja e ciúme das outras  irmãs perante o destino da irmã mais velha, e entre a relação secreta dos dois amantes que se encontram furtivamente.

Este trabalho busca mergulhar nesta atmosfera sombria e ao mesmo tempo sugerir contrapontos possíveis. Deste modo, procura explorar essa atmosfera, suas inter-relações e abrir outras possibilidades de leitura do trabalho.

 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus