BIOGRAFIA

Luiz Fernando Bongiovanni foi bailarino por mais de 20 anos, metade deles passados na Europa:  Cullberg Ballet e Ballet da Ópera de Gotemburgo, ambos na Suécia; Scapino Ballet, em Roterdã, na Holanda, e no Ballet da Ópera de Zurique, na Suíça, e antes disso, no Brasil, no Balé da Cidade de São Paulo. Trabalhou com coreógrafos como Mats Ek, William Forsythe, Jiri Kylian, Ohad Naharin, Nacho Duato, Oscar Araiz, Luis Arrieta, Jacopo Godani, Didi Weldman, entre outros.


Desde que retornou ao Brasil, em 2004, trabalha na coordenação de projetos culturais, na execução de oficinas de improvisação e composição e como coreógrafo em companhias como Balé da Cidade de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança, Balé Municipal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Balé Teatro Guaíra, Balé Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal. Tem também realizado trabalhos fora do país, no Balé Nacional Chileno, em Santiago e o Ballet Hagen e Ballet imRevier, na Alemanha.


É diretor e coreógrafo do Núcleo de Pesquisas Mercearia de Ideias, grupo dedicado à investigação em dança e artes cênicas, sediado na cidade de São Paulo.


No âmbito acadêmico, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Artes da Cena, área de concentração em Teatro, Dança e Performance pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus